Oficina: “Do movimento ao instrumento, um jogo guiado pelas crianças”
20 de janeiro de 2024 – 13:00-16:30
Atividades de exploração livre, canto e música corporal acompanham a criança de forma lúdica e atrativa na descoberta dos aspectos musicais mais importantes, como ritmo, melodia e harmonia. Isso torna mais fácil aprender um instrumento posteriormente.
Partindo do movimento, criamos um ambiente de aprendizagem inclusivo no qual crianças de todos os níveis de desenvolvimento podem participar sem frustração. As atividades baseadas no movimento permitem que a criança utilize todo o corpo para interagir com a música, o que ajuda a desenvolver a coordenação, a motricidade e a consciência espaço-temporal, elementos fundamentais no jogo musical.
Tiziana Pozzo nasceu na Itália e é professora de música e piano desde os 17 anos. Em 2008, formou-se em Piano no Conservatório de Veneza e, em 2011, em Musicoterapia na Escola de Especialização de Pádua. Ao mesmo tempo, ela se especializou no desenvolvimento infantil e na aprendizagem natural de música de acordo com a Teoria de Aprendizagem Musical de E.E. Gordon.
Em 2008, fundou sua primeira escola de música em sua cidade natal. No mesmo ano, descobriu a música corporal e seus aspectos performáticos, didáticos e terapêuticos, realizando diversos projetos de pesquisa na educação e terapia (Dificuldades de Aprendizagem, Funções Executivas, Síndrome de Down, Demência, Autismo e Surdez) e participando de congressos e festivais internacionais na Europa e na América do Sul.
Em 2010, começou a frequentar cursos de improvisação teatral e, em seguida, tornou-se professora de música corporal e improvisação vocal para diversos grupos de improvisação na Europa. Desde 2013, ministra oficinas e cursos de treinamento na Europa, Norte da África e América do Sul, usando percussão corporal e música circular, abordando aspectos de musicoterapia, ensino e performance. Em 2014, mudou-se para a Espanha para coordenar um projeto musical na creche Trazos y Rayajos em Alicante, enquanto frequentava o Mestrado em Pesquisa na Faculdade de Educação da cidade.
Desde 2015, vive em Londres, onde se envolve em pesquisa, treinamento e ensino. Colaborou com a instituição de caridade Creative Futures e a University College London em vários projetos de pesquisa (um relacionado à música para crianças surdas e outro para o desenvolvimento de funções executivas por meio da música na primeira infância) e na elaboração do guia “Sounding Out – Música com alunos surdos”, disponível online. Ainda em 2015, ela descobriu o método Musica Do Circulo e começou a estudar na Europa e no Brasil para aplicar o método em seus cursos com crianças, adolescentes e adultos.
Em 2017, fundou em Londres a escola Music Tree, um centro de treinamento para professores e educação musical para crianças e adultos. Desde 2019, ela tem organizado o Curso Internacional de Treinamento Music Learning Tree para professores de todo o mundo.